quinta-feira, 26 de julho de 2012

Valeriana (Valeriana officinalis)

Valeriana (Valeriana officinalis)

Há muito que esta antiga erva"erva" medicinal,cujo nome deriva da palavra latina valere, "estar de saúde",é apreciada.Os herbanários nórdicos, persas e chineses usavam a sua raiz, enquanto a afim V. sylvatica foi encontrada no saco-medicina dos guerreiros índios canadianos para  ser usada como anti-séptico nas feridas. A raiz fresca cheira a couro velho,mas, quando seca, assemelha-se  mais a suor bafiento. O seu nome. O seu nome antigo, V.phu, está, talvez, na origem da expressão que usamos perante algum cheiro indesejável. Durante as duas guerras mundiais, a valeriana foi usada no tratamento do choque provocado pelas granadas e da tensão nervosa.


Flor: As minúsculas flores lilás-rosado de cheiro peculiar, estão dispostas em cimeiras corimbosas e desabrocham em meados do verão.


Caule: Cilíndrico e verde, com sulcos que o distinguem do das outras valerianas.

Folhas: Com segmentos lanceoladas serrados e verde escuro com um cheiro penetrante, como o do rabão-rústico.
Sementes: Castanho claro, achatada, em forma de lágrima.

Raiz: Rizoma curto, com raízes claras, fibrosas, e rebentos a partir do segundo ano, cheiro desagradável.


Utilização:

Na decoração;Planta inteira cultivar em canteiros.

Na culinária; raiz, adicionar a sopas recheios e guisados


Na horta; ajuda ao crescimento dos vegetais circundantes, estimulando o fosforo e      a actividade das minhocas. Misturar as folhas ricas em minerais ao húmus. A raiz atrai os gatos, os vermes e as minhocas.Usar em ratoeiras.


Na cosmética; Raiz fazer uma de coação e usar para lavagens faciais, banhos calmantes e loções para combater o acne ou as erupções cutâneas.



Plantação


Local exposição; ao sol ou sombra pouco densa.Prefere ter raízes frescas e a folhagem quente.
Solo; rico em argila e humido.
Propagação; semear na Primavera , comprimindo a semente para dentro do solo, mas não tapar, para que germine. Dividir as raízes na primavera ou outono.
Crescimento; Desbastar ou transplantar com intervalos de sessenta centimetros. Pode ser cultivado dentro de casa. Colheita desenterrar toda a raiz.













Sem comentários:

Enviar um comentário