Saúde e bem estar




Obesidade



Motivação e alguns conceitos sobre obesidade

Os hospitais enchem-se com as pessoas que comem demais – Homens obesos, dos 20 aos 40 anos, têm um risco de mortalidade 80% superior ao normal; as possibilidades de insuficiência coronária são 3 vezes maiores, as de Hipertensão e risco operatório, na grande cidade são 4 vezes maiores e as de vir a sofre de diabetes e doenças dos rins 5 vezes maiores do que para o individuo com o peso normal.

O corpo é a bagagem que temos de carregar por toda a vida e quanto mais excesso de bagagem mais curta a viagem – quando se é obrigado a carregar, constantemente, um peso extra, seja gordura ou bagagem, exige-se mais trabalho ao coração, sobrecarregam-se as articulações e envelhece-se precocemente. As companhias de seguros sabem que, além das dificuldades emocionais que podem deixar marcas psicológicas indeléveis, os obesos menos saudáveis, mais propensos às doenças, acidentes e morte prematura. Ainda os adultos gordos são objecto de preconceitos enormes que os prejudicam desde a instrução à obtenção de 1º emprego, ao namoro, casamento, paternidade e aposentação.

Os nossos corpos são o que comemos mais o que comeram os nossos Pais – Metade das crianças com um dos progenitores (Pai ou Mãe) obesos acabam por ser adultos gordos. Esta percentagem sobe aos 80% quando tanto Pai como Mãe são obesos. Quanto mais tempo uma criança se mantem gorda mais probabilidades terá em se tornar num adulto gordo. Se a criança tem aspecto de gorda, com braços e pernas roliças e duplo queixo, então é mesmo gorda e os Pais devem protege-la da obesidade.

A Mãe obesa deve preocupar-se com a gordura do seu filho antes de engravidar. A Mãe obesa pode transmitir ao filho um controlo de apetite geneticamente mais elevado ou uma produção excessiva de insulina ou de hormona de crescimento ou uma quantidade anormalmente elevada de células gordas. Na criança magra o nº de células gordas altera-se pouco entre os 2 e os 10 anos de idade ao contrário do que sucede com a criança obesa. Todos estes factores aconselham a futura Mãe, que seja obesa, emagrecer antes de engravidar e a proteger o seu filho da obesidade. Nunca comprem o sossego dos filhos à custa de doces. Nunca subornem os filhos com prémios de guloseimas.

Tal como a caridade a obesidade começa em casa, na Família – Os Pais obesos, devido aos seus maus hábitos alimentares, fazem realmente tudo para tornarem os filhos gordos. Se, na Família, toda a gente come desmedidamente, as crianças vão imitar os mais velhos, pois a família é de gordos, essa é a norma e ninguém se preocupa.

As pessoas ociosas tendem a engordar e uma vez gordas tendem a permanecer ociosas – As crianças ganham dos pais não só os hábitos alimentares mas também os hábitos sedentariedade. São retardatários. Os obesos executam em geral, todas as funções normais da existência com lentidão. Os Pais obesos são culpados e devem assumir o seu sentimento de culpa para se interessarem pelo peso e educação física dos filhos. Lembrem-se que os obesos são mais susceptiveis às doenças respiratórias, têm mais problemas ortopedicos e maior propensão para os acidentes porque são menos ágeis e são maiores alvos. Façam exercício .

Faça algum trabalho físico pelo menos 1 hora por dia - (ou ande 3 Km por dia) a pé e seja enérgico nos seus afazeres . A combinação de dieta e exercício ajuda a tornar mais duradoira a perda de peso e reduz também a fome e a tensão psicológica. Com exercício a gordura reduz-se proporcionalmente em todo o corpo. Os músculos desenvolvem-se e o tecido gordo diminuí. Um homem de 60 anos que sempre tenha feito exercício, está em melhor forma física do que um sedentário de 20 anos de idade.

É falsa a crença de que os gordos são felizes e bonacheirões – A experiencia ensina que os obesos são emotivamente inconstantes. Os grandes comilões são os solitários, os descontentes, aqueles que se consideram fracassados, retardatários e tendentes a ociosidade. Comer é a sua maneira de tranquilizar o espirito.

Coma metade do que está habituado a comer e dobre o exercício, isto é, aumente para o dobro a sua actividade fisica – Faça mais exercício. Gaste metade da hora do almoço fazendo uma caminhada enérgica ou percorra a pé parte do caminho para casa ou ande, em cada dia, 3 km. A pé e seja enérgico e activo nos seus afazeres. Aprenda de memória as frases sublinhadas e repita-as ao levantar e deitar com o desejo de melhor aparência mais agilidade e bem estar e para evitar maiores riscos de mortalidade precoce.
Boa saúde

(fonte) Dr. Jacques Pena
Nutricionista/Endocrinologista





Dicas de Saúde


As Frieiras : coisas de inverno

As frieiras são lesões provocadas pelo frio.

Manifestam-se, na fase inicial, por um inchaço e vermelhidão, seguidos pelo aparecimento de pequenas fendas na pele.

As lesões são dolorosas e e surgem, com maior frequência, nas costas das primeiras falanges dos dedos dos pés e das mãos ou, ainda nos calcanhares. As pessoas idosas são muito sensíveis às frieiras, mas estas também podem surgir nos bebés cujas mãos tenham sido expostas ao frio. A Tendência para as frieiras pode estar ligada a problemas da circulação do sangue. O Facto de fumar agrava esse risco, o que constitui mais uma razão para a renuncia a esse hábito.

Portanto, em tempo de frio intenso, vento ou chuva, vista a roupa adequada: use luvas em que apenas o dedo polegar esteja separado dos outros e evite sapatos muito apertados. Aplique um pouco de creme gorduroso, para  impedir que a pele seque.

Quando sentir os primeiros efeitos do frio, procure abrigar-se e não deixe secar no corpo luvas, cachecóis, meias e sapatos molhados.

Atenção! Nunca deve:
- Massajar ou esfregar (mesmo que seja com neve) uma parte do corpo que esteja dorida por causa do frio;
- Ficar demasiado próximo de um radiador quente, de uma lareira ou fogueira de acampamento.
Pelo o contrário, poderá beber um copo (pequeno) de uma bebida alcoólica ou tomar um banho quente (40 a 42ºC, no máximo).
Também a marcha activa a circulação, mas não se esforce muito, se sentir dores nos pés.

A aplicação local de uma pomada à base de óleo de fígado de bacalhau protege as lesões eventuais de uma infecção secundária.
Não hesite em ir ao médico se a intensidade do frio perturbar a vascularização, se a pele tiver embranquecido ou se estiver insensível ou dorida. As frieiras graves podem acabar em gangrena.










                       50 Dicas para se manter em forma

1.Enquanto prepara as suas refeições, não caia na tentação de provar tudo o que lhe vem à mão. Tente-se sim com alimentos que não engordam, nomeadamente pickles variados, verduras frescas cruas e lavadas ou bolachas de água e sal.

 

2.Uma alegre salada mista é perfeita, quando servida como entrada e acalma assim os mais sedentos. Se é deste género de pessoas, enriqueça as verduras da salada com ovo cozido ou cubos de queijo. Esta, além de nutritiva, transforma-se num prato principal capaz de substituir qualquer substancial refeição.


3.Se gosta de saladas, varie os prazeres que estas oferecem, confeccionando vários molhos à base de iogurte, limão, vinagre e azeite, molho de soja, requeijão ou especiarias.
 


4.Renuncie às batatas fritas. Estas são como esponjas a absorver gordura. Prefira-as cozidas em água ou vapor, assadas na grelha ou envoltas em papel de alumínio. Desta forma, aproveita a riqueza em potássio, sais minerais e vitamina C que estas têm para oferecer.
 

5.Se na noite anterior participou numa festa onde a bebida marcou presença, tome logo pela manhã um substancial batido de frutos frescos, o qual ajudará o organismo a funcionar mais convenientemente.
 


6.No mercado não se deixe tentar pelas frutas maiores, mais bonitas e brilhantes. Lembre-se que as frutas mais pequenas e por vezes tocadas, são a prova de que não foram tratadas com pesticidas.
 


7.Durante a semana varie a sua alimentação ingerindo legumes cozidos ou crus. Experimente a grande variedade destes que a natureza lhe oferece.





 8.Se ao pequeno-almoço costuma deliciar-se com pão, manteiga e marmelada, troque o pão branco por integral e elimine a manteiga.




9.Coma cereais com frequência, estes comportam variadíssimas classes vitamínicas, benéficas ao organismo.


10.Prefira o arroz e massas integrais,estes são mais ricas em fibras.

11.Evita as receitas com demasiados molhos (a menos que se preparem sem gordura) Esta é também uma regra a aplicar quando se vai ao restaurante.
 



12.Tenha cuidado com os ovos, pois são muito ricos em colesterol. Os ovos quentes são o mais apropriado para o pequeno almoço.



13.Quando preparar uma omeleta ou uma tortilha utilize uma clara e duas gemas em vez de dois ovos inteiros, já que a clara é mais rica em colesterol. Multiplique a dose para o caso de se destinar a mais pessoas.
 

14.Consuma sempre leite desnatado ou parcialmente desnatado. O leite inteiro não só é mais rico em gordura, como também é mais difícil de digerir.


15.Evite o consumo de atum em conservas de óleo. Sempre que possível prefira o atum fresco.

16.Ao preparar rolinhos de carne ou peixe, utilize pouco queijo e carne e, em vez disso, muita verdura.


17.Coma peixe no mínimo duas vezes por semana, evitando assim os fritos e guisados ricos em condimentos.


18.Se é apreciadora de café, tente baixar o seu consumo, não ultrapassando as duas chávenas por dia. Opte também por infusões de ervas ou chás, são mais saudáveis devendo por isso aumentar o seu consumo. Aconselhe-se com um ervanário sobre as misturas mais saborosas e aromáticas.


19.Consuma queijo tipo flamengo, emmenthal ou gruyère duas vezes por semana. O queijo fresco é aconselhável só o magro já que o normal é muito gordo. Não sendo magro deve ser consumido com moderação.
 



20.Sempre que comprar carne escolha os pedaços mais magros. Aumente também o consumo de carnes brancas como o frango e coelho, menos ricas e, lípidos.

21.Limite o consumo de enchidos, ou por menos, eleja as variedades mais magras, como o fiambre. Evite, acima de tudo, a linguiça, o salame e o bacon.


22.Habitue-se a retirar sempre as peles e gorduras dos frangos, das carnes vermelhas e do fiambre.
 
23.O peixe é possuidor de um considerável teor de sais minerais e proteínas, substancias estas indispensáveis ao nosso organismo. Evite, no entanto, os peixes gordos. Contudo, apesar das suas quantidades de gordura, esta é sempre menor do que a que encontra num bife, por exemplo.

24.Se gosta de verduras salteadas em manteiga, faça um pequeno sacrifício e cozinhe-as da seguinte forma: Empregue uma frigideira anti aderente e, em vez de azeite ou manteiga, utilize uma colher das de sopa de vinho branco ou de caldo desengordurado. Ficam igualmente saborosas e não engordam.
25.O álcool é um dos principais responsáveis pela obesidade. Isto não quer dizer que se deixe completamente de beber, mas é importante evitar.
26.Se tiver um desejo incontrolável de comer beba dois copos de água, um atrás do ouro, e espere um pouco. Verá como o “ataque” depressa passará.
27.Nada melhor para combater a celulite, do que eliminar certos hábitos que alteram a circulação sanguínea. Por isso, corte com o café, o chá o tabaco e o álcool.
28.Uma outra forma de luta contra a “danadinha” celulite, é evitar vestir roupas que dificultem a circulação sanguínea. Claro que falamos dos jeans apertados, cintas com perna,etc.
29.O marisco não engorda. Durante uma semana, substitua uma refeição por um prato confeccionado com marisco, por exemplo, gambas cozida. Além de ser super bom, o marisco constitui uma grande fonte de fosforo e outros sais minerais imprescindíveis para uma boa saúde. O importante e fácil de conseguir, é cozinhá-los sem qualquer gordura. Asseguramos resultados infalíveis.
30.Os iogurtes, além de muito frescos e agradáveis, possuem muito cálcio que, como sabe, é necessário ao nosso organismo. Prefira-os magros; se necessitar de os adoçar, substitua o açúcar por adoçante em pó, mel ou açúcar mas-cavado.
31.Se tiver fome não se empanturre com refeições gordas e pesadas, à boa maneira portuguesa. Faça refeições ligeiras, alternando-as com pequenas “buchas” naturais, ou seja, uma peça de fruta ou um iogurte que, além de minimizarem o efeito da fome, alimentam muito bem e asseguram uma forma equilibrada de manter a linha.
32.O farelo embora possa pensar que não, é muito agradável de ingerir. Além disso favorece a actividade dos intestinos, cujo mau funcionamento é muitas vezes, causa de obesidade. Uma outra das suas qualidades, é proporcionar a sensação de saciedade. Junte o útil ao agradável; ao pequeno-almoço misture duas colheres de sopa de farelo num iogurte magro natural e verá os resultados.
33.Não se desculpe por não ter dinheiro ou tempo para exercer qualquer tipo de actividade física. Subir e descer escadas ou uma boa caminhada a pé são óptimos activadores cardiovasculares e sanguíneos. Este tipo de exercícios também proporciona uma elevada perda de calorias e ajuda no fortalecimento de certos músculos do nosso corpo.
34.Mastigue muito bem os alimentos (há mesmo quem afirme que é saudável mastiga-los 99 vezes antes de os engolir). Desta forma, serão melhor assimilados pelo nosso organismo, proporcionando uma digestão mais fácil, o que causa uma maior separação das gorduras que.
35.Aproveite agora que é verão e nade, nade muito, pois este exercício é uma das melhores e mais saudáveis formas para manter a linha.

36.Coma a refeição que prefere, mas em muito pouca quantidade ou seja, somente o essencial para matar a fome.
37.Depois de comer, lave os dentes com uma pasta com sabor a mentol.  Este paladar acalmará a vontade de continuar a comer.
38.Corte os alimentos crus em pedaços muito pequenos. Uma cenoura ralada, por exemplo, satisfaz muito mais.

39.Ao preparar os doces retire-lhes o açúcar, substituindo-o por baunilha, canela ou adoçante.

40.Misture o vinho que vai beber em água. Desta forma beberá metade de álcool e saciará a sede com mais facilidade.
41.Não tenha doces em casa pois a oportunidade de os comer, mesmo que ocasionalmente, é uma verdadeira tentação.
42.Pese-se sempre no final da semana e de preferência na mesma balança. Desta maneira, poderá controlar o seu peso de forma mais eficaz.

43.Coma grandes quantidades de fruta e vegetais e esforce-se por eliminar os frutos fortes, como por exemplo, o morango.
44.Em vez de comer uma grande refeição por dia, distribua-a em várias porções e consuma-a por várias vezes.
45.Ao preparar saladas, não lhes incorpores azeitonas, atum ou azeite, que são uma verdadeira bomba de calorias.

46.Se gosta de tomates coma-os inteiros e sem pão. Saiba que este fruto possui muito poucas calorias (19, exctamente).

47.Cozinhe apenas pequenas porções de comida. Assim não ficaram sobras, com as quais se possa sentir tentada a comer.
48.Não vale a pena passar fome durante uma festa. Antes de sair coma dois ovos cozidos. Assim, inibirá a vontade de comer.
49.Muito cuidado com o sal. Se o comer em grandes quantidades certamente terá mais sede e consequentemente beberá mais água. Substitua por outros condimentos. Como por exemplo ervas aromáticas.
50.Cuidado com os aperitivos! Estas delicias, são uma verdadeira fonte de engorda.












Dicas para receitas de mascaras naturais e caseiras:


Sempre que possa dedique algum tempo ao seu corpo; ele merece.
  • Um anti rugas muito recomendável: misturar polpa de abacate, leite e mel até formar uma máscara que se aplica durante meia hora duas vezes por semana.
  • Para limpar e hidratar a pele da cara e o corpo em profundidade, misture uma chávena de farelo com uma chávena de farinha de aveia e junte pouco a pouco duas  colheres de leite gordo, até que fique uma pasta cremosa.
  • Uma vez por dia: liquefaça 10gr. de maçã e 100grs. de melão, aplique e deixe actuar durante 20 minutos e lave com água fria.
  • Uma vez por semana, misture bem o sumo de meio limão, 50grs. de iogurte natural e uma colher de mel, aplique sobre a cara e o pescoço, espere um 15 miniutos, retire com água morna e aplique um tónico.


Amar ou desamar

  • Não perder a imaginação e proceder como se a relação acabasse de começar.
  • Reviver mentalmente os momentos agradáveis.A estratégia que usam os que vivem enamorados é concentrarem-se quase constantemente nos bons momentos vividos junto da pessoa amada.
  • fazer projectos em comum; não se deixar levar pela monotonia.
  • Não viver agarrada ao outro, dispor de tempo próprio e viver bem o que é partilhado.
  • Estar atenta para descobrir algo que não saiba do seu parceiro.
  • Não descuidar o aspecto físico, deter-se nos pormenores.
  • Não fazer finca pé em cada coisa que a aborreça.
  • Entender que a maioria dos problemas do casal podem ser entendidos como problemas de comunicação, você acha que o outro devia adivinhar aquilo de que necessita, espera algo que provavelmente nunca chegará, mas não por falta de compreensão do seu companheiro, mas porque nunca fez o pedido adequadamente.
Fonte:(25 maneiras de gozar a vida sendo uma mulher de + de 55 anos)
           (Editora Miosótis)

Sem comentários:

Enviar um comentário