quarta-feira, 18 de julho de 2012

Aipo (Apium graveolens) Ervas Aromáticas

Aipo   (Apium graveolens)

Era com aipo que se coroavam os vencedores dos jogos memianos gregos, que se realizavam em  honra de Zeus, mas quando o filho do rei nemiano foi morto por uma cobra escondida no aipo, este passou a ser usado como coroa funerária.
Os gregos também utilizavam esta erva na medicina, e os Romanos exploraram as suas propriedades culinárias: os seus caules eram esmagados com pimenta, levístico, oregãos, cebola e vinho, para fazer puré e as folhas, misturadas com tâmaras e pinhões, constituíam um recheio para leitões. Muito mais tarde, no século XIX, os shakers americanos cultivavam on aipo para fazerem os seus remédios e outros preparados medicinais.

Flores - Pequenas , em umbélulas esverdeadas, desabrocham no fim do verão do segundo ano.

Folhas secas - O aroma do aipo branco é ligeiramente mais intenso do que o do aipo cultivado, e usam-se em sopas, caldos recheios e guizados.
Folha - Leque de folhas novas aromáticas, serradas, de um verde claro brilhante, formando uma roseta vertical no primeiro ano; o caule do segundo ano é de um verde mais escuro.

Caule - Sulcado, ramificado e verde; o caule florido cresce no segundo ano.

Duração - Planta bienal ou vivaz rústica.

Altura - 30cm a um metro 

Sementes - Muito pequenas,castanhas,  ovais e aromáticas.

Na culinária - sementes, Triturar e utilizar no sal de aipo. Adicionar às sopas, caris, caçarolas e conservas. Usar como substituto nas dietas de sal. Folha- Cortar pequenas quantidades e misturá-las em saladas, queijo-creme e recheios de aves, e servir como guarnição.Para cozer peixes e mariscos em leite, adicionar-lhes uma mancheia de folhas picadas. Misturar em sopas grossas de legumes e em guisados durante  os últimos três minutos da cozedura.

Na medicina-sementes Em decocção, como sedativo para acalmar os nervos e aliviar a flatulência.  Folhas - Rica em vitaminas, sais minerais e outros ingredientes activos de valor nutritivo. Em infusão, é um tónico, abre o apetite e alivia a indigestão.

Plantação

Local:  Exposição ao sol.

Solo: Leve, bem cavado, rico e húmido.

Propagação: Semear sob uma temperatura elevada no principio da Primavera ou no exterior, no fim desta estação. A germinação é lenta.

Crescimento: Desbastar ou transplantar com intervalos de quarenta centímetros. Não
é planta de interior.

Colheita: Colher as folhas no fim do Verão ou quando necessário. Apanhar as sementes depois de completada a sua maturação.

Conservação: Secar a semente. Secar, congelar ou fazer uma infusão das folhas em vinagre.



Sem comentários:

Enviar um comentário