quarta-feira, 25 de julho de 2012

Coentros (Coriandrum sativum)


Coentros (Coriandrum sativum)

Cultivados como "erva" medicinal e culinária há, pelo menos, três mil anos, os coentros são mencionados em textos sânscritos, em papiros egípcios, em As mil e uma noites e na Biblia, onde o maná é comparado com as sua sementes.
Foram trazidos para a Europa pelo Romanos,que, para conservar a carne, a esfregavam com uma mistura de coentros, cominhos e vinagre. Os chineses chegaram a acreditar que conferiam a imortalidade, e na Idade Média faziam parte dos elixires do amor,como sendo afrodisíacos. 
Todas as suas partes têm um aroma forte e penetrante; as suas folhas são tão apreciadas por uma tribo peruana que, quando transpiram, os seus membros até cheiram a coentros. O aroma da semente ligeiramente narcótica, muda bastante no fim da maturação. transformando-se num cheiro adocicado e picante.


Folha  Basilar
De segmentos dentados e largos, com o aroma estranho das folhas caulinares, mas com o sabor de uma aromática.




Folha caulinar 
Muito recortada em lacinias lineares e verde, com um aroma intenso e penetrante.


Flor
Umbelas frouxas e achatadas, com flores brancas  ou rosadas, do principio a meados do verão.
Semente
Pequena, redonda e bege, encerrada num fruto castanho claro, estriado e esférico; aromática.


Caule
Roliço, ramoso, verde escuro e finamente estriado.


Duração
Planta anual e rústica.
Altura sessenta centímetros.


Utilização na culinária
Semente: Usar em chutney de tomate, ratatouille,salsichas alemãs e caris; também em tortas de maçã; misturar as sementes inteiras em sopas e pratos de hortaliças.
Folha: Adicionar as folhas basilares, frescas, a guisados, saladas e molhos. Usadas nas sopas, açordas e outros pratos alentejanos.
Caule:cozinhar com feijão e sopas.
Raiz:Cozinhar a raiz fresca como se fosse uma hortaliça. Adicionar aos vários caris.
Para aromatizar
Semente: usar em potpourris 
Na medicina
Semente; mastigar ou beber em infusão (chá) como aperitivo,tónico digestivo e sedativo (fraco).

Plantação


Local : Exposição ao sol


Solo: Rico e leve


Propagação: Semear do Outono até ao Inverno,nos climas temperados, ou no principio da primavera em local definitivo, mas longe do funcho, que parece não se dar bem com a sua presença.


Crescimento: desbastar de modo a que as plantas fiquem com vinte centímetros entre si. Podem ser cultivados dentro de casa, mas muita gente que acha o seu cheiro desagradável.


Colheita: Colher as folhas novas em qualquer altura. Apanhar as sementes quando estão castanhas, mas antes de caírem. Desenterrar as raízes no Outono.


Conservação:Secar as sementes guardá-las inteiras ou pô-las em infusão, para fazer um vinagre de coentros. Congelar as folhas ou mergulhar os seus pedúnculos em água e tapa-la com um saco de plástico, para manterem a a frescura.



Sem comentários:

Enviar um comentário