segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Horta biológica

Os antigos orientavam-se pelas luas para fazer as suas plantações nas hortas de sobre vivência. Penso que hoje,  alguns agricultores mais idosos ainda respeitaram essas crenças, mas cada vez menos. No entanto, como ainda em agricultura biológica se pode seguir esses conceitos deixo aqui algumas dicas:

Garantem alguns que os melhores resultados obtêm-se desde que se proceda da forma que a seguir se indica:

Quarto crescente
A seiva sobe à parte aérea das plantas; portanto, esse será o momento de realizar a sementeira das plantas hortícolas de que se consome a parte situada acima do solo, tal como couve, tomate, feijão, ervilha, etc.
Segundo parece, o período mais favorável situa-se dois dias antes da lua cheia.

Quarto minguante
Semeiam-se as hortaliças, de que se consome a parte subterrânea, isto é as raízes: (cenoura, nabo, beterraba). O momento mais favorável para a operação situa-se dois dias após a lua cheia.
Mas também se semeiam na fase de quarto decrescente as hortaliças de desenvolvimento aéreo de que se pretende evitar o espigamento durante o verão. É sobretudo o caso do espinafre, alface cerefólio, aipo precoce, etc.

Para respeitar estas orientações para fazer as sua plantações, deverá fazer a sua planificação, consultando para isso o calendário para saber extamente as datas das fases da lua referidas.

Bom trabalho e boas culturas


Sem comentários:

Enviar um comentário